top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

Rede interna: como e por que trazê-la para sua organização


A rede interna é extremamente importante para a produtividade e o engajamento dos funcionários. Então, como você começa com redes internas?


O que é Rede Interna?

A rede interna é um processo de contato e conexão com colegas de sua organização, mesmo que seu trabalho não exija que você faça isso.

Muitas organizações hoje se esforçam para otimizar a rede interna entre os funcionários com o objetivo principal de melhorar as relações com os funcionários, aumentar a motivação, o engajamento e a produtividade.


Especialistas em redes internas

“Olhe ao seu redor e olhe em todos os lugares. Certifique-se de construir sua rede interna e usá-la para desenvolver suas ideias ou para obter ideias.” A maioria dos profissionais de negócios ecoa esse sentimento. Como tal, damos ênfase ao networking, mas principalmente fora do escritório, quando procuramos um emprego ou tentamos conhecer especialistas do setor.


Networking dentro do escritório é menos falado, mas igualmente importante para obter grandes ideias e encontrar inspiração. Muitas vezes, as equipes ficam isoladas e esquecem que têm uma rede dentro da empresa que pode ajudá-las a concluir suas tarefas com mais eficiência.


“Ser um networker interno significa que você está olhando para fora de suas atividades imediatas do dia a dia e pensando em como pode se conectar e criar valor para outras pessoas em sua empresa”.


Por exemplo, a equipe de marketing pode estar lutando para obter dados de clientes para testes de execução, quando o chefe de vendas já pode tê-los prontos. A chave para trazer isso para sua organização é tornar mais fácil para os funcionários conversarem uns com os outros. Configurar e apoiar uma “iniciativa de rede interna” é um ótimo ponto de partida.


Como criar uma iniciativa de rede interna

Uma iniciativa de rede interna será diferente de uma organização para outra, dependendo de seus objetivos, orçamento, ferramentas e necessidades. Independentemente disso, a parte mais importante é disponibilizar recursos para ajudar os funcionários a se conectarem. Aqui estão algumas maneiras de fazer exatamente isso.



1. Mix do Host Office

Coloque eventos de networking internos no calendário uma vez por mês. Em vez de tê-los depois do horário de trabalho, planeje terminar o dia uma ou duas horas mais cedo, para que os funcionários não vejam isso como outra tarefa em sua lista interminável de tarefas. Isso pode ser tão simples quanto um happy hour no escritório ou mais específico para um projeto de grande empresa.

Você pode até hospedar mixers específicos de departamento, onde você reúne dois departamentos que não estão se conectando tanto quanto deveriam ou podem.


2. Crie grupos de bate-papo online

Se você usa um sistema de mensagens do escritório, os funcionários podem usá-los para fazer perguntas a colegas de trabalho, solicitar recursos ou compartilhar informações sobre sua função na empresa.

Ter um programa de bate-papo como esse é valioso, independentemente de esses grupos de rede internos serem usados ​​consistentemente ou não. Os funcionários podem trocar informações sobre o conteúdo postado enquanto investem em comunicação aberta.


3. Participe de eventos em equipe

Defina o tom da rede interna participando de eventos do setor como uma equipe. Se você não puder pagar uma grande conferência, procure encontros locais. Muitas organizações maiores têm pequenos capítulos em várias cidades que realizam noites educacionais ou de networking.


4. “Datas” de almoço programadas

Dê aos funcionários a chance de conversar com alguém novo uma vez por mês com “datas” de almoço programadas. Uma sexta-feira a cada mês, designe pares de funcionários para almoçarem juntos, quer comam no escritório ou em algum lugar. Isso dá a todos uma oportunidade regular de se conectar com uma pessoa diferente e é especialmente útil para novos funcionários.


Se os funcionários estão cansados ​​de almoçar com alguém que não conhecem, organize almoços de equipe. A Digital Telepathy, uma agência de médio porte em San Diego, faz isso como uma forma de manter a cultura da empresa.


Uma dica importante que eles compartilham: “Durante a maioria dos almoços, adicionamos uma mesa (ou duas) para acomodar toda a nossa equipe, além de convidados da comunidade – especialmente familiares e amigos”. Isso mantém todos juntos, tornando a conversa fácil e conveniente.


5. Experimente a advocacia dos funcionários

Os programas advocacia dos funcionários oferecem suporte a redes externas e internas por meio de conteúdo. Quando os funcionários se envolvem com o conteúdo relacionado à empresa e se alinham com a estratégia de mídia social da empresa, eles também ficam mais sincronizados entre si.


Ferramentas que incluem comunicação interna e recursos móveis são particularmente poderosas para conectar a força de trabalho e envolvê-la com a empresa.

Ou seja, eles podem ser mais produtivos e eficazes.


A Importância das Redes Internas

As redes internas podem melhorar significativamente o desempenho da sua empresa, afetando diretamente a forma como os funcionários se comunicam.


10 Benefícios da Rede Interna


1. Melhorar a satisfação no trabalho

O ambiente de trabalho fica mais agradável quando temos funcionários conectados. Estar conectado com colegas de trabalho ajuda os funcionários a fazer conexões fortes. A rede interna entre funcionários de diferentes departamentos ajuda os funcionários a entender melhor o negócio e aumentar sua satisfação no trabalho.

65% dos funcionários dos EUA dizem que as comunicações de seu empregador afetam a satisfação no trabalho. 45% deles dizem que seu empregador não faz um bom trabalho de comunicação com os funcionários. Ter redes internas pode melhorar significativamente as comunicações dos funcionários.


2. Melhorar a comunicação interna

Este é óbvio. Quando seus funcionários estão conectados, a comunicação interna dentro da organização é muito melhor e mais produtiva.

Ter redes internas ajuda os funcionários a se comunicarem com mais frequência, obterem respostas mais rapidamente e colaborarem com mais eficiência na solução de problemas.

A má comunicação dos funcionários causa uma cultura ruim da empresa e afeta negativamente a motivação dos funcionários.


3. Aumente a motivação dos funcionários

As redes de funcionários aumentam a motivação dos funcionários. Estar conectado com os colegas de trabalho e ter a capacidade de colaborar facilmente, torna os funcionários mais motivados para atingir seus objetivos e eliminar desafios.


4. Aumente a produtividade dos funcionários

As redes internas facilitam o fluxo de informações, permitindo que os funcionários encontrem informações relevantes mais rapidamente.

Consequentemente, o funcionário não precisa perder tempo para encontrar informações importantes para que ele faça seu trabalho com mais eficiência. Chamamos isso de Revolução #NoSearching.


5. Aumente o engajamento dos funcionários

De acordo com pesquisas sobre engajamento de funcionários, 90% dos líderes entendem a importância do engajamento dos funcionários. No entanto, apenas 50% deles sabem como lidar com essa questão.

Aqui, as redes internas desempenham um papel crucial. Está provado que empresas com melhores conexões de funcionários têm taxas muito mais altas de engajamento de funcionários.


6. Incentive a defesa dos funcionários

A defesa dos funcionários é um benefício que muitas empresas estão tentando incentivar. A capacidade de alcançar as conexões externas dos funcionários pode ter um grande impacto na visibilidade, reconhecimento da marca e produtividade da empresa.

Para alcançar a defesa dos funcionários, os empregadores precisam estar prontos para trabalhar na criação de redes internas eficientes. Eles precisam manter os funcionários informados e compartilhar conteúdo importante com eles.


7. Melhore a retenção de funcionários

A alta rotatividade de funcionários é um dos maiores problemas que as empresas enfrentam atualmente. O custo de um funcionário sair é significativo. Por isso, as empresas precisam evitar essa despesa.

A retenção de funcionários pode ser melhorada de várias maneiras, e as redes internas são uma das melhores soluções.


Os funcionários que não estão conectados a outros funcionários se sentem frustrados e isolados. Como resultado, eles se sentem inseguros e muitas vezes consideram novas oportunidades de trabalho.


8. Incentive o compartilhamento de conhecimento

Uma cultura de compartilhamento de conhecimento ajuda as empresas a gerenciar e selecionar informações e, assim, proteger os funcionários da sobrecarga de informações.

Redes internas e sistemas de compartilhamento de conhecimento criam valor real para as empresas, acelerando os processos de aprendizagem, inovação e processos criativos.


9. Incentive mais inovações

Quando os funcionários estão em rede e se comunicam diariamente, a troca de ideias é muito mais fácil e rápida. Portanto, ter redes internas pode realmente ajudar a impulsionar as inovações em sua empresa.


10. Empoderamento dos funcionários

Os millenials e a geração Z querem se envolver em muitos aspectos de um negócio. Eles querem ter um certo nível de poder de decisão.

Isso é chamado de empoderamento dos funcionários. Significa dar aos funcionários responsabilidade e autonomia para gerenciar seu próprio trabalho e tomar decisões para atingir seus próprios objetivos.

Para capacitar seus funcionários, você precisa ter redes internas que ajudem os funcionários a se conectarem e se comunicarem com mais facilidade.

699 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page