top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

5 práticas comprovadas para um recrutamento mais inclusivo.


Como recrutadores, muitas vezes falamos sobre diversidade e construção de equipes inclusivas. Uma equipe diversificada traz um conjunto único de opiniões e perspectivas para sua empresa. Na verdade, as empresas com força de trabalho diversificada geralmente superam seus concorrentes e relatam ter funcionários mais felizes.

No entanto, apesar do termo estar em alta, apenas cerca de metade dos empregadores realmente têm programas para atrair diversos candidatos. Aproximadamente o mesmo número não monitora a diversidade dos funcionários.


Infelizmente, o preconceito, mesmo que seja subconsciente, pode impedir que a diversidade ocorra naturalmente em algumas organizações. Para criar equipes inclusivas, é importante que seus recrutadores definam programas que ajudem a incentivar contratações mais diversificadas.


Praticar o recrutamento inclusivo pode ajudar sua equipe a crescer com eficiência, criar funcionários mais felizes, construir equipes fortes e ajudar sua organização a vencer seus concorrentes. Aqui estão algumas práticas recomendadas de recrutamento inclusivo para sua equipe adotar.


O que é recrutamento inclusivo?

O recrutamento inclusivo é o processo de conectar, entrevistar e contratar um conjunto diversificado de indivíduos por meio da compreensão e valorização de diferentes origens e opiniões. O recrutamento inclusivo deve ser interseccional e considerar mais do que apenas gênero ou raça.


Um ambiente de recrutamento inclusivo considera como diferentes experiências, opiniões e valores podem trabalhar juntos para alcançar um objetivo comum. Ao criar uma força de trabalho diversificada, suas equipes são pressionadas a pensar fora de sua zona de conforto e desafiar novos pensamentos ou ideias.


Organizações que promovem a diversidade tem 45% mais chances de aumentar a sua participação no mercado, e são 35% mais propensos a superar financeiramente a média nacional do setor. Se você está se perguntando por que deve se preocupar com a inclusão em sua empresa, pense no resultado.


Melhores práticas comprovadas de recrutamento inclusivo

Às vezes, criar uma equipe diversificada pode ser um desafio. Se seus recrutadores não estiverem prestando muita atenção, eles podem gravitar naturalmente em torno de candidatos com os quais se conectam em um nível pessoal ou daqueles que se parecem com os funcionários que já estão no escritório.


A criação de práticas de recrutamento inclusivas pode impedir que seus recrutadores funcionem no piloto automático e fazer com que eles se esforcem mais para construir uma força de trabalho diversificada. Para melhorar seus processos de recrutamento para que sejam mais inclusivos, aqui estão algumas práticas recomendadas que você deve considerar.



1. Eduque sua equipe.

Você sabia que existem pelo menos 13 vieses comuns de contratação? O primeiro passo para criar um programa de recrutamento mais inclusivo é educar sua equipe sobre esses preconceitos.


Muito do preconceito sobre o qual falamos como recrutadores pode se resumir a coisas como gênero, raça ou religião. Embora seja importante estar ciente desses tipos de preconceito, existem muitas outras formas diferentes de preconceito que podem impedir que uma equipe de contratação se conecte com os candidatos certos.


Por exemplo, um recrutador pode sofrer viés de confirmação se for rápido em fazer um julgamento antes de conhecer um candidato. Para confirmar que suas suposições originais estavam corretas, eles procurarão quaisquer respostas ou comportamentos que reforcem sua opinião inicial, mesmo que isso signifique ignorar algumas grandes habilidades ou características que fariam do candidato uma ótima combinação para o trabalho.


Para reduzir esse tipo de preconceito, bem como quaisquer outros que possam entrar em seu processo de recrutamento, você precisa fornecer educação e treinamento adequados às suas equipes. No entanto, estenda essa oportunidade de aprendizado além de apenas recrutamento e RH. Converse com suas várias equipes e departamentos sobre a importância de um ambiente inclusivo.


O treinamento em diversidade e educação deve ser um processo contínuo, não algo que você completa uma vez “só para constar”. Crie um programa de educação recorrente que ajude suas equipes a identificar e eliminar preconceitos inconscientes.


candidatos de grupos sub-representados muitas vezes recorrem ao “branqueamento” de seus currículos para conseguir mais entrevistas de emprego. Além disso, 2/3 conhece alguém que o tenha feito. Isso é resultado de más práticas de recrutamento inclusivo em todas as empresas.


2. Amplie sua busca por candidatos.

Se você achar que seu grupo de candidatos é composto por indivíduos com educação, formação e níveis de experiência semelhantes, sua pesquisa pode ser muito restrita. Afinal, pessoas semelhantes tendem a usar os mesmos canais para se candidatar a empregos.


Embora seja bom saber como se conectar com as pessoas que você deseja aplicar em suas posições abertas, às vezes você pode restringir demais seu grupo de candidatos. A fim de abri-lo novamente e obter alguns candidatos mais diversos, seja criativo sobre onde você anuncia suas vagas.


Digamos que você esteja contratando um grupo de funcionários iniciantes. No passado, você sempre se conectou com prospects em faculdades e universidades. Embora você tenha contratado alguns ótimos candidatos, todos eles se enquadram na mesma caixa.

Você pode expandir sua pesquisa de candidatos procurando candidatos em diferentes escolas. Conecte-se com estudantes de universidades de diferentes áreas ou com diferentes origens e níveis de educação, ou usar as mídias sociais para tentar atrair talentos. Ao mudar a maneira como você sempre fez as coisas, você pode se conectar com candidatos que podem ter ignorado sua vaga aberta no passado.


3. Escolha as ferramentas de suporte certas.

Pode ser incrivelmente difícil para os humanos eliminar completamente o preconceito, principalmente se for subconsciente. É aqui que as ferramentas de suporte certas, incluindo ferramentas de recrutamento de IA, podem entrar em ação.


Uma ferramenta de recrutamento de IA pode analisar seus candidatos objetivamente para ajudar a determinar qual indivíduo é o certo para sua posição aberta. No entanto, a IA não está automaticamente livre de preconceitos. Na verdade, uma grande empresa de comércio eletrônico teve que descartar sua ferramenta de recrutamento de IA porque estava mostrando preconceito em relação às mulheres.


45% dos empregadores acreditam que as ferramentas de recrutamento que estão usando são ineficazes para ajudar diversos candidatos a encontrar sua empresa. É crucial para sua organização que você escolha uma ferramenta que forneça os processos e sistemas necessários para criar um processo de recrutamento inclusivo.


Uma maneira de garantir que sua ferramenta de recrutamento de IA incentive a diversidade no local de trabalho é fornecer opções personalizadas. Quando sua equipe é capaz de ajustar a ferramenta para atender às suas necessidades únicas e específicas, você pode criar um processo de candidatura a um emprego que incentive a inclusão e a diversidade.


Você também quer ter certeza de que sua ferramenta é verificada regularmente quanto ao viés humano. Embora a IA potencialize a ferramenta, o erro humano ainda pode influenciar a maneira como a IA “pensa”. Check-ups consistentes podem identificar e remover qualquer viés antes que isso afete seu processo de recrutamento.


4. Construa um pool de talentos diversificado.

Quando você está contratando para uma vaga aberta, provavelmente tem um conjunto de qualificações que deseja ver em cada candidato. Embora ter algumas diretrizes possa ser útil, se você as seguir com muita rigidez, pode estar prejudicando suas chances de encontrar uma ótima contratação.


Por exemplo, digamos que você esteja procurando cinco anos de experiência relevante para uma posição aberta. Cada candidato com menos de cinco anos de experiência é automaticamente removido do seu pool de talentos. Embora isso garanta que você contrate um indivíduo com o nível predeterminado de experiência que você estava procurando, também elimina candidatos que podem ser exatamente o que você procura com apenas três ou quatro anos de experiência.


Construir um conjunto diversificado de talentos permite que você veja diferentes perspectivas, além de reconhecer que a experiência pode vir de fora da força de trabalho. As diversas qualificações também podem adicionar algo novo e empolgante à sua equipe, incentivando todos no departamento a pensar de forma diferente.


Ao construir seu banco de talentos, dê uma olhada em com quem você está se conectando e que tipos de indivíduos estão faltando. Se você perceber que um determinado grupo não está se candidatando às suas posições abertas, convém desenvolver uma estratégia de conexão. Descubra onde eles estão procurando emprego, em quais tipos de trabalho eles podem estar interessados ​​e o que você pode oferecer para incentivá-los a se candidatar.


Manter um conjunto diversificado de talentos em arquivo também pode facilitar a contratação. Se alguém não é adequado para um trabalho específico, mas ainda se encaixa nas necessidades e na cultura da sua empresa, manter suas informações à mão para uma vaga relevante em aberto pode facilitar seu trabalho no futuro.


5. Envolva diversas pessoas no processo de contratação.

Para criar um local de trabalho diversificado, ele precisa ser administrado por pessoas diversas. Quando você tem vários indivíduos diferentes acompanhando o processo de contratação, pode obter feedback, perspectivas e opiniões de pessoas com necessidades e expectativas diferentes.


O processo de contratação deve ser colaborativo – incluindo aqueles que vão além da equipe de recrutamento e contratação. Entrar em contato com outros departamentos, membros da equipe e líderes da empresa pode remover o preconceito levando em consideração diferentes perspectivas.


Quando a contratação parece uma decisão de grupo, é mais provável que você consiga um indivíduo que não se encaixe em um molde específico.


No entanto, um grupo diversificado de pessoas deve estar envolvido em todas as etapas, não apenas quando você estiver pronto para estender uma oferta. Você vai querer pelo menos um segundo conjunto de olhos nos currículos e participar de entrevistas para obter outra opinião sobre cada candidato.


Uma equipe de trabalho diversificada também pode incentivar mais diversidade. Quando os candidatos passam pelo processo de entrevista e se envolvem com muitos tipos diferentes de pessoas, pode ser encorajador para eles virem trabalhar em sua organização.


Procure maneiras de trazer diversos membros da equipe para o seu processo de contratação. Peça opiniões e feedback de muitas pessoas diferentes e use suas experiências únicas para criar um ambiente inclusivo para novas pessoas. Reconecte-se continuamente com os membros da equipe para refinar ainda mais seu processo e trazer novos indivíduos para o processo de contratação.


Dica bônus: crie um ambiente inclusivo

Um processo de contratação inclusivo é apenas o primeiro passo. Se você se concentrar apenas na construção de um processo de contratação inclusivo, mas ignorar a cultura da sua empresa, os funcionários que não se encaixam em um molde homogêneo ficarão insatisfeitos quando assumirem seus novos cargos.


Para incentivá-los a ficar por perto e realmente aproveitar seu tempo na sua empresa, você precisa criar um ambiente de trabalho inclusivo.

Uma cultura inclusiva no local de trabalho dá a cada funcionário uma voz única e os incentiva a serem eles mesmos. Suas necessidades individuais não são apenas atendidas, mas eles são incentivados a dedicar tempo às responsabilidades pessoais que acreditam ser importantes.


Você não pode forçar um ambiente inclusivo, no entanto, conversar com seus funcionários para descobrir maneiras de tornar seu escritório mais aberto à diversidade pode ajudar bastante. A realização de treinamentos, seminários e eventos que ajudem a educar os funcionários sobre a importância da diversidade também pode criar um ambiente mais inclusivo.


Conclusão

A diversidade não deve ser tratada como apenas mais uma tarefa a ser cumprida. Quando você tem uma equipe de funcionários com diferentes níveis de experiência e formação, pode trazer uma mistura de diferentes pensamentos, opiniões e ideias para a mesa. Com um pool de pensamento mais criativo, você pode se destacar da concorrência e criar produtos ou serviços melhores.


No entanto, uma equipe diversificada não acontece da noite para o dia. Você precisa implementar os processos e sistemas certos para criar uma equipe de recrutamento inclusiva.


Essas cinco melhores práticas (mais a dica bônus) devem ser apenas o ponto de partida para seu processo de recrutamento inclusivo.


Preste muita atenção em quem está se candidatando às suas posições abertas.

Não tenha medo de misturar as coisas e tentar algo novo.


À medida que você continua refinando seu processo para atender às necessidades de diferentes grupos e indivíduos, você pode começar a ver candidatos mais diversos e começar a contratar um grupo mais inclusivo de membros da equipe.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page