top of page
Buscar
  • Grupo Perfect

Qualidade de vida no trabalho.



Qualidade de vida no trabalho é um assunto sério e merece toda a nossa atenção.

Mas afinal, o que é qualidade de vida no trabalho?


O conceito de qualidade de vida no trabalho é simples:


“É uma forma de se pensar a respeito das pessoas, trabalho e organização, de modo global e abrangente”


Não existe separação da satisfação no trabalho com a vida de um indivíduo como um todo. Logo, o trabalho assume uma dimensão enorme em nossas vidas afinal, passamos mais de 90.000 horas trabalhando ao longo dela.

São 3.750 dia, 535 semanas a cada 10 anos trabalhados.

Apesar de uma conscientização cada vez maior, as empresas ainda não investem o suficiente em programas de qualidade de vida no trabalho, simplesmente por acreditarem que “a conta não fecha”.

Ao invés de pensarem em produtividade, felicidade e parcerias de longo prazo, tratam pessoas inteligentes como somente mais um número em suas planilhas de custos.


A qualidade de vida nas empresas

Você já se perguntou por que muitos de nós trabalham 8 hora por dia com baixa produtividade, enquanto outras pessoas são capazes de gerar os resultados de uma semana inteira em apenas 4 horas?

Essa diferença de produtividade, na maioria das vezes, está relacionada ao nosso ambiente de trabalho e à nossa motivação para exercer as tarefas que fazem parte do dia a dia.


Muitos empregos exigem uma carga diária de trabalho entre 10 e 12 horas, não deixando espaço para outras atividades, como o estudo, exercícios e lazer.

O aumento das pressões no trabalho tem deixado muitas pessoas doentes. Nunca tivemos tantos casos de ataques cardíacos, derrames, pressão alta, diabetes câncer e depressão.

70% dos brasileiros afirmam sofrer com estresse relacionado ao trabalho, de acordo com a pesquisa feita pela ISMA (International Stress Manegement Association).


Como encontrar motivação em um cenário como esse?

Como citamos anteriormente, as organizações estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores, e não somente porque são “boazinhas”, mas sim porque perceberam a clara relação entre produtividade e felicidade, e felicidade está relacionada ao conceito de qualidade de vida no trabalho.

As corporações começaram a ver o desempenho melhorar e as faltas e licenças médicas diminuírem quando passaram a investir em programas de qualidade de vida no trabalho.

A verdade é que, na sociedade atual, o trabalho é visto não só como ganha-pão, mas sim como uma fonte de realização.


Os funcionários mais motivados são os que enxergam oportunidades de crescimento e encontram meios de conciliar sua vida profissional e pessoal; não necessariamente aqueles com os maiores salários e remunerações.


E o que as empresas estão fazendo na prática para transformar seus colaboradores em pessoas mais felizes?

· Maior flexibilidade de horários de entrada e saída no trabalho, principalmente para aqueles colaboradores com filhos.

· Foco na meta e não no processo.

· Licença maternidade remunerada de 6 meses e não remunerada de 1 ano.

· Oferecer um trabalho desafiador com um bom clima organizacional.

· Home Office se a função permitir.

Uma das características das empresas que se preocupam com a qualidade de vida no trabalho é oferecer a possibilidade de se trabalhar em casa e com a chegada da pandemia da COVID-19, muitas empresa se viram obrigadas a adotar essa modalidade.

Agora com a volta à uma normalidade, muitas empresas decidiram adotar de vez este processo.


Não existe qualidade de vida no trabalho sem motivação.

Um dos principais pilares da produtividade e motivação no trabalho é você saber exatamente o que te faz “pular” da cama.

Estudos conduzido por Daniel Pink já mostraram que o dinheiro não é o principal fator de motivação para o trabalho. O dinheiro é apenas um meio, nunca um fim.


Mas o que te motiva a trabalhar todos os dias?


Autonomia

Nosso desejo de viver a vida da maneira que desejamos. Nossa vontade de ter liberdade de fazermos o que preferimos fazer.


Maestria

Nosso senso de urgência em sermos “melhores” em diversos sentidos, tanto profissional quanto pessoal.


Propósito

Nossa missão de vida, a intenção de fazer alguma diferença no mundo, mesmo que relativamente pequena.

Quando estes três fatores estão muito bem alinhados, você reduz drasticamente as distrações, procrastinações e o contato com pessoas negativas. Você aprende a dizer chega.


Chega de tudo que tira sua motivação, foco e capacidade criativa.


Se conhecer é fundamental para saber por que você está saindo de uma zona de conforto para buscar uma nova jornada, para onde você está indo e como você pretende chegar lá.


É o despertar inerente da curiosidade e a arte de alcançar grandes feitos dentro de cada um de nós.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page