top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

O que é Gestão Humanizada?


Gestão Humanizada.

Quando um colaborador recebe os estímulos adequados, a tendência é que ele se torne mais produtivo e apresente os melhores resultados e a forma mais correta de atingir este objetivo é através de uma gestão humanizada.

Esse modelo de gestão está preocupado com o bem-estar dos profissionais, reconhecendo a importância e a influência do meio organizacional para o equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira.


O que é Gestão Humanizada?


Encontrar mão de obra de qualidade e com o perfil da organização não é fácil, o que torna o capital humano um recurso cada vez mais valorizado.

Demitir e contratar custa caro e a satisfação das equipes diminui consideravelmente esses gastos e aumentam a lucratividade.

A gestão humanizada é o ato de adaptar os processos às necessidades dos colaboradores de uma forma que torne possível alcançar os resultados e elevar os níveis de produtividade sem sacrificar o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores.

A gestão humanizada é sustentada por quatro pilares principais:


· Observação das necessidades dos colaboradores;

· Comunicação eficaz;

· Integração entre as equipes;

· Adequação dos processos às necessidades constatadas após a observação.


O capital humano é o motor de uma organização e é necessário que haja estímulo para que essas equipes possam se desenvolver e entregar os resultados esperados o que torna a gestão humanizada uma prática relevante para o crescimento da empresa.

Para que esse crescimento aconteça é necessário despertar o senso de pertencimento nesses colaboradores levando em consideração que as demandas pessoais desses profissionais têm impacto direto na sua conduta profissional.


Quais são os benefícios da gestão humanizada?

Aumento da produtividade


O excesso de pressão, metas exorbitantes e grande volume de demanda pode deixar a equipe menos produtiva, elevar os custos e aumentar a rotatividade.

Se preocupar com a motivação e o bem-estar do colaborador causa um efeito justamente o contrário. Liberdade, boas condições de trabalho e benefícios adequados às demandas desses trabalhadores faz com que exerçam suas funções com melhor desempenho e que se tronem mais produtivos.


Retenção de talentos

Perder colaboradores frequentemente é ruim para o bolso e para a imagem da empresa. A gestão empática, que respeita os desejos e oferece condições de trabalho que proporcionem mais qualidade de vida a esses colaboradores, tem uma maior taxa de retenção de talentos.


Melhora no clima organizacional

Profissionais insatisfeitos são uma bomba-relógio. A insatisfação gera conflitos que tem impacto direto na no crescimento do negócio.

Investir em satisfação e bem-estar através de uma política de feedback contribui para uma gestão de conflitos eficiente e uma melhoria do clima organizacional.


Impactos financeiros positivos

Humanizar os processos aumenta o nível de satisfação do profissional com a atividade desempenhada na empresa. Como acaba trabalhando melhor, a tendência é que os resultados sejam mais interessantes e o trabalhador se transforma em uma peça-chave para a lucratividade.


Estimula a ética no trabalho

A ética é um valor que toda empresa deve ter em comum, por se tratar de uma característica imprescindível não só no contexto organizacional, mas em todas as relações humanas.

Atitudes simples como não utilizar os aparelhos da empresa para fins pessoais por exemplo, deveriam ser obrigatórias e podem ser esperadas de uma equipe que trabalha baseada em princípios éticos.

Os líderes de uma gestão humanizada são conscientes de que servem como exemplo para os liderados. Quem ocupa esse papel precisa assumir uma postura honesta, já que o capital humano será um reflexo desse posicionamento.

Logo, ao se posicionar como uma organização que valoriza e tem atitudes visivelmente pautadas por esse princípio, a tendência é ter um time que age de acordo com esses preceitos.

O respeito ao próximo, característica de uma gestão humanizada, contribui para esse processo.

Toda empresa é formada por pessoas e as equipes são as grandes responsáveis pelo seu sucesso. Por isso, adotar a gestão humanizada é uma forma segura de garantir a produtividade, o bom desempenho, a evolução dos resultados e o aprimoramento dos processos.

Gostou do artigo? Assine nosso blog e receba as atualizações do nosso conteúdo.

33 visualizações0 comentário
bottom of page