top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

Por que ser uma empresa diversa?


ESG (Environmental, Social and Governance) é uma área para se investir em 2023, por parte das organizações.


Não é apenas pelo valor ético, estes compromissos se tornaram um verdadeiro investimento financeiro para as empresas.


Empresas comprometidas na prática com ações de Governança aumentam seu lucro com uma porcentagem de 20% maior em comparação com aquelas que ainda não se atentaram para a sua importância.


Além de ter um poder de adaptabilidade maior e uma perceptível redução de custos, as organizações que adotam o ESG aumentam a lucratividade e apresentam mais capacidade de se adequarem às exigências do mercado.


Social

O “S” da sigla ESG representa o social e abrange todo o conceito de diversidade, inclusão, igualdade e proporcionalidade.

As empresas começaram a perceber que devem agir como a própria sociedade, não basta apenas ter um integrante de um grupo minoritário na equipe, é preciso atingir a mesma proporcionalidade existente na sociedade.

Empresas com diversidade étnica e racial tem mais chances de rendimento em seu segmento.


Inclusão social implica na necessidade de criarmos espaço para as minorias. Com a inclusão de diversidade de gênero, raça, orientação e necessidades especiais, as empresas modernas enriquecem suas equipes.


Iniciativas inovadoras, maior criatividade, diferentes pontos de vista, diferentes formações profissionais e sociais, maior habilidade para o trabalho em equipe, resiliência e paciência, são algumas das características das empresas que tem maior inclusão entre os seus stakeholders.


Não se trata de cumprir uma obrigação legal e sim em uma mudança de pensamento e de ações em prol da inclusão, que beneficia a empresa como um todo e contribui para o rendimento.


Isso porque visões de mundo divergentes vindas de trajetórias e condições diversas, agregam valor aos objetivos das empresas.


Quanto mais diverso o ecossistema for, ele será também mais inteligente.


Como ter um ecossistema diverso?

Caminhar para a diversidade é um benefício além da obrigação legal. É preciso, no entanto, trabalhar constantemente a cultura da organização nessa direção.


A importância dessa inclusão deve estar inserida no mindset de todos e isso pode ser obtido através de programas de inclusão na empresa, processos admissionais pensados para a diversidade e aplicados por uma equipe diversas e programas de inclusão na comunidade que cerca a empresa, com ações afirmativas.


Para a diversidade inclusiva é preciso que as pessoas pertencentes à essas minorias se envolvam no processo e tenha vontade de contribuir com os objetivos da organização.

A dedicação e o compromisso devem ser claros e atualizados.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page