top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

O que é e como funciona a Cultura Ágil?



O mundo está cada vez ais digital e tecnológico obrigando as empresas a se adaptarem para se manterem competitivas e é neste cenário que nasceu a Cultura Ágil.


Más afinal, o que é Cultura Ágil?

A cultura Ágil se apoia em várias metodologias para garantir eficiência e agilidade na inspeção, adequação, correção e entrega, visando atendera as demandas do cliente e do negócio.


Para simplificar, são práticas, ideias e comportamentos sociais que se difundiu no meio empresarial após a transformação digital.


Apesar de estarem presentes na indústria desde a década de 1950, os métodos ágeis ganharam força em 2001, quando dezessete desenvolvedores de softwares se reuniram em Utah nos Estados Unidos para discutir a desburocratização dos processos e a verticalidade do sistema, publicando o “Manifesto Ágil

Entre eles estavam Ken Schwaber e Jeff Sutherland, criadores do método Scrum; Alistair Cockburn, inventor da Metodologia Ágil Crystal; e Ward Cunningham, criador do conceito wiki.


Os valores do manifesto Ágil.


“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolversoftwares, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. Software em funcionamento mais que documentação abrangente. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita,valorizamos mais os itens à esquerda.


Os princípios do Manifesto Ágil.


Nossa maior prioridade é satisfazer o clienteatravés da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

Software funcionando é a medida primária de progresso.

Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável.

Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

Simplicidade, a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.

As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.


A Cultura Ágil.


A Cultura Ágil traz benefícios para todo o ambiente organizacional influenciando o dia a dia de equipes em todos os setores da empresa.

· Maior autonomia.

Depois de definir as metas, a equipe decide a organização das pautas e resolvem os problemas que são apresentados com autonomia, sem a necessidade da aprovação dos gestores do alto escalão da empresa.

· Maior engajamento.

A responsabilidade gerada pela maior autonomia, proporciona um maior engajamento da equipe ao compararmos com os modelos organizacionais tradicionais.

· Compartilhamento de visão e valores.

Ao passo que os líderes passam a apostar em uma visão confiável e motivadora compartilhando os valores do negócio com a equipe, os colaboradores passam a se colocar no ligar dos clientes aprimorando a entrega.

· Maior satisfação do cliente.

A Cultura Ágil gera encantamento nos clientes ao promover entregas cada vez mais rápidas e um aprimoramento constante.

· Comunicação horizontal.

Em direção oposta ao que é praticado pelas organizações tradicionais, nas organizações ágeis as decisões são tomadas em níveis inferiores da empresa estimulando a troca de conhecimento e agilizando a resolução de problemas.

· Estímulo e feedback.

A Cultura Ágil estimula o feedback entre os colaboradores promovendo uma reflexão constante sobre os processos e as formas de se trabalhar, sempre em busca de maior eficiência.


A Cultura Ágil esta presente em todas as organizações, mas vale lembrar que toda mudança leva tempo e muito estudo para ser implantada.

36 visualizações0 comentário
bottom of page