Buscar
  • Grupo Perfect

Posso utilizar a internet e as redes sociais durante o trabalho?




O Brasil é hoje um dos países onde mais se acessa as redes social no mundo, ocupando o segundo lugar em números de horas.

Estima-se que cada brasileiro passe mais de nove horas conectado à internet e mais de três horas nas redes sociais diariamente, e com o crescimento da modalidade de home office devido à pandemia da COVID-19 esses números tiveram um aumento expressivo.

É claro que o uso das redes sociais, da internet e do celular ocorre mesmo durante o horário de trabalho.

É evidente que em algumas funções o uso destas ferramentas é fundamental, mas o uso da internet no ambiente de trabalho ainda é um assunto que gera muita polemica.


Resolver alguma urgência de trabalho via WhatsApp ou dar uma conferida nas redes sociais entre uma entrega é outra são situações que acontecem o tempo todo no entanto, utilizar o celular e as redes sociais dentro e fora do ambiente de trabalho requer discernimento e pode ter impactos positivos e negativos para os profissionais.


Quais são os pontos positivos do uso das redes para o profissional?


Comunicação interna.

Uma das principais características dos aplicativos de troca de mensagens é o encurtamento das distâncias e a rapidez da comunicação.

Por isso enviar uma mensagem a um colega que esteja em trabalho remoto para demandar um serviço ou coletar aquela informação importante para dar sequência a uma estratégia, ou até mesmo passar uma informação a um outro setor sem ter que atravessar todo o escritório acaba sendo muito mais viável.


Momento para relaxar durante as pausas.

Em alguns momentos o trabalho pode ser muito estressante por isso, é necessário fazer pequenas pausas para descomprimir e voltar a focar no trabalho com um ânimo renovado.

Nestes momentos as redes sociais podem servir para distrair e relaxar um pouco.


Criar relacionamentos profissionais

O networking é fundamental em qualquer área.

Fazer contatos, trocar informações, experiências, conhecer profissionais em outros cargos e se aprofundar no mundo da própria profissão são atividades que sempre estiveram no radar de colaboradores de grandes empresas. Porém, agora, o processo se tornou mais fácil e rápido, não só com WhatsApp, mas também com redes sociais como o LinkedIn, por exemplo.


Criatividade

Checar a internet e as redes sociais para saber das novidades do seu setor pode servir como uma valiosa fonte de inspiração. Dependendo da sua área de atuação é fundamental estar por dentro das trends e notícias do momento e não perder o timing.


Quais são os pontos negativos do uso das redes para o profissional?


Perda de foco e distração

Algumas opções de notificação dos celulares e navegadores de internet podem ser uma grande distração e atrapalhar o desempenho no trabalho.

Desativar as notificações, ativar o modo silencioso ou “não perturbe” pode ajudar muito para manter o foco.


Procrastinação

É muito fácil ficar preso à um conteúdo que nos interessa muito por isso, é preciso espeitar os prazos estabelecidos dentro da empresa.


Qualidade do seu trabalho

Você pode até achar que consegue conciliar as consultas às redes sociais com os afazeres do trabalho, mas, muitas vezes, a qualidade de seus resultados pode ter sido comprometida e isso pode ter passado despercebido.

Então, evitar responder mensagens imediatamente ou olhar as notificações durante a realização de uma tarefa é o ideal para manter o foco total no serviço.


Muito cuidado com os conteúdos

Nas redes sociais, as pessoas têm espaço e liberdade para postarem sobre o que quiserem, porém nem todo assunto é fácil de ser abordado e discutido.

Existem opiniões de todos os tipos e estas, em sua totalidade, devam ser respeitadas. Repensar a conveniência de discussões sobre determinados temas pode evitar conflitos desnecessários.


O importante é termos em mente que as tecnologias são uma constante no nosso dia a dia profissional e elas vieram para ficar.

O ideal é sabermos utilizar essas tecnologias a nosso favor com prudência ética e bom senso.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo