O mundo está cada vez ais digital e tecnológico obrigando as empresas a se adaptarem para se manterem competitivas e é neste cenário que nasceu a Cultura Ágil.
Más afinal, o que é Cultura Ágil?
A cultura Ágil se apoia em várias metodologias para garantir eficiência e agilidade na inspeção, adequação, correção e entrega, visando atendera as demandas do cliente e do negócio.
Para simplificar, são práticas, ideias e comportamentos sociais que se difundiu no meio empresarial após a transformação digital.
Apesar de estarem presentes na indústria desde a década de 1950, os métodos ágeis ganharam força em 2001, quando dezessete desenvolvedores de softwares se reuniram em Utah nos Estados Unidos para discutir a desburocratização dos processos e a verticalidade do sistema, publicando o “Manifesto Ágil”
Entre eles estavam Ken Schwaber e Jeff Sutherland, criadores do método Scrum; Alistair Cockburn, inventor da Metodologia Ágil Crystal; e Ward Cunningham, criador do conceito wiki.
Os valores do manifesto Ágil.
“Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolversoftwares, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. Software em funcionamento mais que documentação abrangente. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita,valorizamos mais os itens à esquerda.
Os princípios do Manifesto Ágil.
Nossa maior prioridade é satisfazer o clienteatravés da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
Software funcionando é a medida primária de progresso.
Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável.
Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
Simplicidade, a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.
As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.
A Cultura Ágil.
A Cultura Ágil traz benefícios para todo o ambiente organizacional influenciando o dia a dia de equipes em todos os setores da empresa.
· Maior autonomia.
Depois de definir as metas, a equipe decide a organização das pautas e resolvem os problemas que são apresentados com autonomia, sem a necessidade da aprovação dos gestores do alto escalão da empresa.
· Maior engajamento.
A responsabilidade gerada pela maior autonomia, proporciona um maior engajamento da equipe ao compararmos com os modelos organizacionais tradicionais.
· Compartilhamento de visão e valores.
Ao passo que os líderes passam a apostar em uma visão confiável e motivadora compartilhando os valores do negócio com a equipe, os colaboradores passam a se colocar no ligar dos clientes aprimorando a entrega.
· Maior satisfação do cliente.
A Cultura Ágil gera encantamento nos clientes ao promover entregas cada vez mais rápidas e um aprimoramento constante.
· Comunicação horizontal.
Em direção oposta ao que é praticado pelas organizações tradicionais, nas organizações ágeis as decisões são tomadas em níveis inferiores da empresa estimulando a troca de conhecimento e agilizando a resolução de problemas.
· Estímulo e feedback.
A Cultura Ágil estimula o feedback entre os colaboradores promovendo uma reflexão constante sobre os processos e as formas de se trabalhar, sempre em busca de maior eficiência.
A Cultura Ágil esta presente em todas as organizações, mas vale lembrar que toda mudança leva tempo e muito estudo para ser implantada.
Kommentarer