top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

Lições que aprendemos para a vida com a pandemia.


Lições que aprendemos para a vida com a pandemia.

Com a chegada no Brasil da COVID-19 em 2020, nossos hábitos sofreram drásticas mudanças e surgiu a necessidade de aprendermos a viver e interagir de uma nova maneira, exigindo grandes transformações no dia a dia. Com essas transformações fomos obrigados a aprender algumas lições que levaremos para toda a vida.


Aprendemos a importância da saúde mental.

O isolamento, a ansiedade em decorrência das incertezas geradas pelas informações e desinformações a respeito da pandemia, chamaram atenção para um problema que se agravou durante a pandemia.

O Brasil é um dos países com os maiores índices de depressão da América Latina e tem um número alarmante de pessoas sofrendo com a ansiedade, cerca de 19 milhões.

Com isso aprendemos a importância do diálogo e da busca por auxílio profissional.

Além disso voltar-se para si mesmo e adotar práticas que garantam o bem-estar é fundamental.

Mesmo com a pressão do dia a dia é necessário programar na rotina diária, atividades que tragam prazer e alegria.

Não precisa ser nada complicado, ler um livro, reservar um tempo para meditação, assistir um filme, não importa qual a sua escolha, o importante é se permitir sem culpa.


A consolidação do uso das ferramentas tecnológicas.

Com o isolamento social as empresas se viram obrigadas a repensar a dinâmica de trabalho do dia a dia e o home office se tornou o modelo comum de trabalho.

Os processos digitais e o e-commerce se tornaram predominantes com a migração das empresas para o ambiente virtual e as empresas precisaram investir em treinamento, equipamentos, softwares e demais recursos tecnológicos para garantir que seus colaboradores pudessem executar suas funções.

Com o fim do isolamento social várias empresas optaram por manter o modelo de trabalho remoto ou híbrido, adotando a utilização constante de tecnologias de comunicação que permitem que as equipes trabalhem em conjunto e sintonia, sem a necessidade de encontros presenciais. Com isso muitas empresas conseguiram também reduzir custos com o deslocamento de pessoal e aluguel de espaços físicos para suas operações.


Adaptação é evolução.

Quebrar a rotina e conciliar a vida pessoal com a profissional foi um desafio.

Após o impacto e o período de adaptação, descobrimos os benefícios de poder trabalhar e ao mesmo tempo desfrutar do convívio familiar, estreitando os laços e fortalecendo as raízes.

Trabalhar em casa ou home office reque concentração e disciplina, mas com a criação de novas rotinas e planejamento, a modalidade se mostrou muito produtiva para colaboradores e empresas.


Aprendemos com a pandemia o valor do tempo e a aproveitar o presente sem medo de arriscar.

Quando paramos para analisar nossa vida profissional, muitas vezes nos deparamos com um cenário de estagnação, a famosa zona de conforto.

É preciso se movimentar, sair dessa zona de conforto para buscar um aprimoramento profissional e conquistar novas oportunidades e objetivos.

Isso vale também para a vida pessoal, para enxergarmos sentido em nossa caminhada é preciso acima de tudo buscar a autorrealização, afinal, cada minuto de felicidade conta.


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page