top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

As pessoas como vantagem competitiva.



As pessoas como vantagem competitiva.


Competitividade, similaridade de produtos e serviços, este é o cenário comum à maioria das empresas. Mas então, como se destacar?


Desenvolver uma vantagem competitiva através da promoção do crescimento das pessoas em uma organização é certamente um diferencial.


Priorizar as pessoas é uma prática que gera desenvolvimento sustentável para as organizações. Um colaborador bem-posicionado, exercendo a função que melhor lhe cabe, pode ser fundamental.


Uma questão importante para a boa administração é ter sempre pessoas comprometidas com os propósitos da organização, mas, além disso, que veja estes propósitos com um objetivo em comum.


Quando os funcionários estão em sinergia com a cultura da organização e entendem o que ela representa para o cliente final é ótimo, mas de nada adianta se eles não alcançarem a posição a qual almejam.


Para isso é importante enxergar a gestão de pessoas como uma ferramenta para alinhar os objetivos da organização com os dos colaboradores para daí, atingir o aumento almejado na produtividade e qualidade.


A gestão de pessoas é uma tarefa complexa onde os indivíduos devem ser entendidos de uma forma ampla, respeitando aspectos profissionais e pessoais, e tem o “poder” de expandir ou limitar as forças e as fraquezas de uma organização.


Uma forma de entendermos as pessoas como vantagem competitiva e lembramos sempre que pessoas não podem ser copiadas, e cada colaborador representa um diferencial perante a concorrência.


As organizações não existem sem as pessoas e o sucesso ou não de uma organização depende em sua maioria da qualidade das relações e do alinhamento de objetivos entre os indivíduos e as organizações.


Mas como transformar as pessoas em vantagem competitiva?


Para que a organização passe a ter essa vantagem, é preciso entender que as pessoas estão em primeiro lugar dentro das prioridades da organização e que são um recurso valioso que requer investimento.


Oferecer treinamento, proporcionar um clima agradável que propicie crescimento e escutar com isenção as propostas e opiniões doas colaboradores sobre os processos da organização são alguns exemplos.


As pessoas são uma enorme fonte de competitividade porque possuem valores intangíveis que não podem ser replicados com facilidade. A valorização do capital humano é hoje um diferencial das empresas de sucesso.


Com a globalização, muitas empresas para se manterem competitivas no mercado estão investindo cada vez mais em conhecimento e em tecnologia, mantendo as pessoas como o centro das atenções da organização.


O conhecimento e o capital intelectual são cada vez mais valiosos.

340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page