Buscar
  • Grupo Perfect

Terceirização de serviços de limpeza - Por que contratar?


Não importa que tipo de negócio você possua, o fator “limpeza” sempre irá contar muito para a qualidade do seu desempenho e dos seus colaboradores, além de ser decisivo em como os fornecedores, clientes e funcionários enxergam a organização.

Porém, isso não quer dizer que você precise montar uma equipe interna para fazer a limpeza do seu ambiente de trabalho. Até porque, esse tipo de gestão exige bastante esforço, tempo e atenção, o que atrapalha no core business da sua empresa.

Além de custar uma quantia muito grande em relação à compra de materiais de limpeza, equipamentos de proteção e ferramentas, e sem contar no tempo de administração das faltas, férias, treinamentos e todas as questões trabalhistas de todos os funcionários contratados individualmente.

Pensando nisso, a melhor forma e, atualmente, a mais requisitada para conseguir serviços de limpeza de qualidade e ainda colocar um peso a menos em cima dos seus ombros, é contratar uma empresa de limpeza e conservação terceirizada!


Sem burocracia.

Os colaboradores da terceirizada não têm nenhum vínculo trabalhista com você, a não ser, é claro, do contrato pela prestadora de serviços que os enviaram.

É claro que você deve verificar a qualidade dos equipamentos de segurança dos colaboradores. No entanto, essa inspeção e implantação, se for uma boa terceirizada, recai sobre a empresa prestadora.

Ela tem o dever de treinar seus colaboradores, prepará-los para os serviços, explicar as regras de cada local, além de informar sobre as leis que proíbem certas execuções no trabalho por serem perigosas.

Além disso, ter colaboradores de limpeza portando todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e devidamente identificados, é ótimo para a imagem da sua empresa, pois passa uma mensagem de profissionalismo.

A mesma coisa, com relação a contratação e demissão. A prestadora é responsável por essa parte também, além de apurar se o colaborador é capacitado para o serviço ou não. Se você pensa que um dos colaboradores não está fazendo um bom serviço ou que ele não reflete o perfil da sua empresa, é só pedir para a terceirizada colocar outra pessoa no lugar.

A mesma coisa vale para a prestadora em si! Se sua corporação não está satisfeita com os serviços da terceirizada, basta encerrar o contrato, dentro dos termos estabelecidos, é claro, e então procurar outra.

Se a equipe fosse interna, por outro lado, seria necessário passar por todo o processo de demissão, que inclusive, tem sempre a possibilidade de resultar em problemas judiciais. Sem falar no processo de contratação de outro funcionário, que exigiria mais uma rodada de treinamentos e explicações da sua parte.

Além disso, a terceirizada também cuida de salários, adicionais, folha de pagamento e tudo relacionado a direitos trabalhistas para que você não tenha que se preocupar.


Maior Qualidade

Contando com o trabalho de uma equipe que se dedica exclusivamente ao serviço de limpeza, e que recebe um treinamento especializado para a tarefa, a qualidade do resultado aumentará em 200%.

As empresas terceirizadas investem de corpo e alma não apenas no treinamento de seus colaboradores, mas nos equipamentos e produtos que eles irão utilizar. Toda a sua gestão é focada em resultados.

A empresa terceirizada é especializada naquilo que faz e seus funcionários já conhecem os atalhos para fazer o trabalho da melhor forma possível.

A equipe organizará o horário ideal, o tempo que o serviço irá demorar, o material e a quantidade de profissionais necessários para manter os ambientes da empresa sempre limpos e bem conservados.

Ademais, em casos de falta, você sozinho teria problemas de conseguir um substituto na hora para fazer a limpeza, podendo até deixar a sujeira passar impune aquela semana por não ter tempo de lidar com esse problema. Já as prestadoras de serviço, contam com uma equipe de reserva, que permite fazer rapidamente a reposição do funcionário faltante.


Foco na atividade principal

Sabemos que negligenciar a limpeza, pode trazer resultados catastróficos para o desenvolvimento da sua empresa. Se é de pequeno ou grande porte, se recebe clientes pessoalmente ou não, o ambiente de trabalho precisa estar limpo.

Se ainda se pergunta porque, alguns dos problemas decorridos do desleixo com a limpeza são: proliferação de doenças infecciosas; queda na qualidade de vida dos colaboradores; minimização da produtividade; deterioração dos equipamentos e materiais; perda de motivação; depreciação dos produtos/serviços e sensação de cansaço e desânimo entre todos os funcionários.

No entanto, mesmo com tudo isso, os empreendedores não dão a atenção devida, porque cuidar de uma tarefa com tantos detalhes desvia-os das atividades realmente importantes para a sua empresa, seu core business como é conhecido.

Imagine ter que parar tudo o que está fazendo para os seus clientes para se dedicar a administração da limpeza e, ainda por cima, sem saber se você está fazendo direito caso haja equipamentos que precisem de cuidados especiais.

Por isso a melhor opção é a terceirização! Seu negócio pode passar a dedicar atenção, esforços e recursos para os serviços que a sua empresa presta.


Redução de custos

Esta é a vantagem mais conhecida e lembrada pelos gestores.

A empresa contratante de uma terceirizada gasta muito menos com produtos, materiais, equipamentos e máquinas, além de ter menos custo com rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas.

Outro ponto que deve ser lembrado é que o investimento na empresa terceirizada é exatamente aquele estipulado em contrato, nem mais, nem menos. Isso possibilita, inclusive, que a empresa mantenha os gastos com a limpeza sempre dentro do orçamento financeiro e com um valor certo e regular todos os meses.

Além disso, algo que é pouco falado, é que você também pode reduzir os custos da sua empresa através da diminuição da estrutura de RH, por não ter que se envolver com contratações/demissões dos funcionários e nem gerenciar folhas de pagamento, ou lidar com indenizações.


Para que todo o processo de terceirização seja o mais proveitoso o possível é super importante cuidar da integração das equipes terceirizadas com os funcionários da empresa. Você pode saber mais no artigo "Como integrar a equipe terceirizada e os funcionários?".


11 visualizações0 comentário