Buscar
  • Grupo Perfect

O que são Soft Skills?


Soft Skills são habilidades não técnicas relacionadas ao trabalho. Elas incluem a capacidade de interação com colegas, resolução de problemas e gerenciamento de tarefas.

Leia o artigo e descubra o que são Soft Skills e como começar a desenvolvê-las.


O que são Soft Skills?

As Soft Skills são relacionadas ao ambiente de trabalho e envolvem habilidades interpessoais, de comunicação, de gerenciamento de tempo e tarefas, de empatia, dentre várias outras.


Por serem habilidades necessárias em qualquer função, elas estão no topo da lista dos recrutadores e departamentos de RH.

Os recrutadores e gerentes de RH geralmente buscam por candidatos com soft skills, por serem um indicativo de que aquele profissional tem mais chances de obter sucesso no ambiente de trabalho.

Um candidato pode ter excelentes habilidades técnicas (ou hard skills) mas se ele não conseguem administrar bem o tempo ou trabalhar em equipe por exemplo, eles podem ter o rendimento comprometido e atrapalhar o desempenho das equipes das quais fizer parte.


Como funcionam as Soft Skills?

As soft skills são muito importantes para o desenvolvimento e o sucesso dos colaboradores afinal, praticamente qualquer trabalho exige a interação com outras pessoas de alguma maneira.

Outra razão pela qual os empregadores procuram colaboradores com Soft Skills é que estas habilidades são transferíveis e podem ser aplicadas independente da função exercida na empresa. Isto torna os colaboradores com soft skills mais adaptáveis e flexíveis.


As soft skills são particularmente importantes para as funções que requerem um maior contato com os clientes. São necessárias várias soft skills para saber ouvir o cliente, prestar um serviço adequado e até mesmo surpreendê-lo.

Mesmo nas posições onde o contato com o cliente não é tão constante, as soft skills são fundamentais para o relacionamento com colegas de trabalho, fornecedores, gerentes, vendedores e outras pessoas com as quais nos relacionamos no trabalho.


Tipos de Soft Skills.

Soft Skills incluem atributos pessoais, traços de personalidade e habilidades de comunicação, que são necessárias para o sucesso profissional.


As Soft Skills incluem:

· Capacidade de adaptação

· Comunicação

· Compromisso

· Pensamento criativo

· Independência

· Liderança

· Saber ouvir

· Ética

· Trabalho em equipe

· Positividade

· Gerenciamento de tempo

· Motivação

· Resolução de problemas

· Pensamento crítico e analítico

· Gerenciamento de conflitos

· Negociação


Como desenvolver Soft Skills?

Diferente das hard skills que são aprendidas, as soft skills são similares às emoções ou intuições que permitem uma melhor leitura do outro. Elas são muito mais difíceis de se aprender, pelo menos em salas de aula tradicionais, e são mais difíceis de serem mensuradas ou avaliadas.


Existem alguns cursos e programas específicos sobre as soft skills, eles podem abordar as principais soft skills desejadas pelos contratantes e a melhor forma de destacá-las no seu currículo. Existem um vasto material a respeito das soft na internet e cursos on-line para ajudar a desenvolvê-las e aprimorá-las.


Se você já está no mercado de trabalho a algum tempo, existe uma grande possibilidade de já ter desenvolvido algumas soft skills. Por exemplo, se você já trabalhou em vendas, você trabalhou em um ambiente que exige o trabalho em equipe. Se você já ajudou um cliente insatisfeito a encontrar uma solução, você utilizou a soft skill de resolução de problemas.


Se você acabou de ingressar no mercado de trabalho, procure por experiencias passadas na escola ou faculdade, com certeza você vai identificar que já passou por situações de resolução de problemas, trabalho em equipe, habilidades de comunicação etc.

É importante que você sempre faça uma autoanálise para identificar quais soft skills precisam ser trabalhadas.

É preciso lembrar que os empregadores não costumam perguntar diretamente a respeito das suas soft skills, eles geralmente apresentam situações para avaliar o seu comportamento e o uso das soft skills.


Como destacar minhas Soft Skills

Quando você estiver se candidatando a uma vaga de trabalho, certifique-se de destacar suas soft skills com a mesma importância dada às suas habilidades técnicas.

Faça uma lista das soft skills que você possui e que são relacionadas àquele cargo específico e veja se elas realmente se aplicam à função.


Inclua estas soft skills no currículo.

Você pode também mencionar estas soft skills em uma carta de intenção. Procure por uma ou duas soft skills que você julgue mais pertinente para o cargo desejado e exemplifique situações em que elas seriam aplicadas.

Por fim, certifique-se de aplicar as soft skills nas entrevistas. Você pode demonstrá-las sendo cordial, prestando atenção no que o entrevistador diz etc.


As Soft Skills são essenciais para o sucesso tanto no ambiente de trabalho como fora dele afinal, tudo ira em torno dos relacionamentos.

9 visualizações0 comentário