top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Perfect

Como a terceirização de serviços ajuda a reduzir custos?



A terceirização vem a cada dia se confirmando como uma excelente alternativa para as empresas, principalmente após a crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19.

Contratando serviços terceirizados os empresários podem garantir benefícios para o desenvolvimento do negócio e focar no core business da empresa.

A terceirização de serviços trás vários benefícios para a empresas como otimização do tempo, melhoria na qualidade e produtividade e sobretudo, redução dos custos gerais do negócio.

Mas por que a terceirização possibilita a diminuição dos custos?


Terceirização

Terceirização é quando uma empresa delega a responsabilidade de um serviço ou função para um terceiro, que pode ser uma pessoa ou empresa afim de garantir que seus objetivos sejam atingidos de forma assertiva.

Mas é preciso muito cuidado. Para se obter sucesso é preciso uma análise criteriosa dos contratos sociais das empresas contratadas a fim de verificar as cláusulas que determinam seus objetos sociais e conhecer as áreas que são passíveis de serem terceirizadas, evitando preocupações no futuro.


Como terceirizar com segurança?

Terceirizar não é algo complexo, todo empresário pode contratar os serviços de uma empresa terceirizada, não importando o tamanho do seu negócio.

Normalmente as empresas que não possuem a estrutura ou tecnologia para operacionalizar determinada atividade ou que não querem despender tempo e energia com uma determinada atividade auxiliares, são as que mais procuram pela terceirização.

Mas é claro, antes de se terceirizar uma determinada atividade é necessária uma análise para avaliar os riscos de que seja configurada uma relação empregatícia com os colaboradores da terceirizada.


É bom ter em mente que não pode haver subordinação direta entre os empregados e a empresa tomadora de serviços, o que pode ser caracterizado como uma ilicitude da terceirização ocasionando uma demanda trabalhista do empregado terceirizado e a tomadora de serviços pode ter que arcar com estes débitos caso a prestadora de serviço não cumpra as suas obrigações com estes trabalhadores.


Portanto, antes de contratar uma empresa de terceirização de serviços é importante solicita as certidões negativas referentes aos encargos e tributos, ações trabalhistas em curso, referencias comerciais e financeiras e planilha aberta de composição dos custos.


Muito cuidado! Não existe uma formula milagrosa, desconfie sem das empresas que apresentam um preço muito abaixo da concorrência. Praticar um valor muito abaixo do mercado pode indicar que a empresa esteja deixando de cumprir algumas de suas obrigações tanto na esfera pública quanto para com os seus colaboradores, e o que parecia ser uma vantagem no curto prazo, se transfora em uma grande dor de cabeça no futuro.


O que pode ser terceirizado?

Os setores de limpeza, segurança, manutenção, logística, facilites são os mais procurados, porém existe uma vasta gama de serviços passíveis de serem terceirizados e deve-se sempre levar em conta a legislação vigente. Toda empresa que deseja agilizar os processos e reduzir custos pode encontra na terceirização uma boa aliada e a adesão à esta prática vem crescendo com o tempo.


Um dos setores que comumente é terceirizado é o da segurança e se mostrou extremamente eficiente.


Este setor, no Brasil, é controlado rigidamente pela Polícia Federal que impõe uma série de regras para o seu funcionamento, o que, para uma empresa cujo a atividade fim não é a segurança, seria além de ineficiente um desperdício de tempo e recursos que poderiam ser aplicados em áreas mais estratégicas da empresa.


Por que a terceirização reduz custos?

A redução de custos é uma das principais vantagens da terceirização de serviços. Ao se terceirizar determinados processos a empresa gasta menos com treinamento de qualificação de mão de obra, desperdício de produtos e maquinário e tem um menor custo com rescisões, substituições de férias e faltas além da redução drástica do passivo trabalhista.


Outra vantagem é a previsibilidade dos custos mensais que são estabelecidos em contrato.


Qualificação

Uma outra grande vantagem da empresa terceirizada é que ele detém maio conhecimento dos processos nas áreas em que atua, o que garante maior produtividade e ganho escalável, seja com a aplicação de treinamentos e procedimentos específicos ou com a utilização da tecnologia correta.


Otimização do tempo

A terceirização proporciona a otimização do tempo. Com a realização dos trabalhos com maior fluidez e a maior qualificação da mão de obra empregada, há um melhor gerenciamento do tempo, principalmente nos processos mais complexos.


Foco no core business

Ao atribuir à terceirizada a responsabilidade pela execução de serviços secundários, é possível canalizar toda a energia par aquilo que realmente importa para o negócio, que é a sua atividade fim.


Qualidade do serviço

Os funcionários terceirizados são mais qualificados e experientes no desempenho de suas funções específicas, garantindo com isso uma maior qualidade no serviço prestado o que reduz a possibilidade de contratação de profissionais inadequados. Essa maior qualidade se dá pelo fato de que as empresas de terceirização estão sempre em busca de se adequarem às tendencias dos mercados nos quais atuam, gerando maior efetividade.


Crescimento

Com a otimização do tempo, a melhora na qualidade dos serviços e maior foco no core business é evidente que a empresa que investe na contratação de serviços terceirizados tende a se desenvolver e consequentemente ter seu crescimento acelerado.

Terceirizar é sinônimo de qualidade e produtividade e a prática da terceirização é cada vez mais comum em empresas de todos os portes.


Agora que você já sabe tudo sobre a terceirização e como ela pode te ajudar a reduzir custos, entre em contato com o Grupo Perfect.


O Grupo Perfect atua na terceirização de serviços de segurança e facilities a 29 anos, sempre com ética, qualidade e transparência.

Fale com um de nossos especialistas, e encontre a solução que melhor atende a você e a sua empresa.


bottom of page