Podemos nos divertir no trabalho? Claro que sim, não vejo problema nenhum nisso afinal passamos a maior parte das nossas vidas no trabalho.
O ambiente de trabalho pode ser um local divertido e agradável, mas para isso temos que saber lidar com as diferenças e sermos claros na hora de nos comunicar, a comunicação deve ser feita com clareza, empatia e sobretudo respeito.
Coisas para nuca dizer no ambiente de trabalho
1 – “Isso não é problema meu”
É claro que tem coisas que não são da nossa responsabilidade, mas quando falamos dessa maneira parece que não estamos interessados em ajudar e nem mesmo ouvir, o que soa até grosseiro.
Você pode optar por dizer: “Não consigo te ajudar nesta questão, procure o fulano. (que você acha que pode atender melhor aquela demanda.)
2 – “Isso sempre foi feito desse jeito”
No mundo corporativo atual o mercado está em constante movimento e temos que rever e aprimorar continuamente os processos para atingirmos os resultados esperados.
Quando temos resistência a mudanças podemos transmitir uma mensagem muito negativa de comodismo e estagnação principalmente quando nos deparamos com uma liderança nova que apresenta ideias diferentes das quais estamos habituados.
Você pode optar por dizer: “É uma forma diferente de fazer isso” ou “Quais são os benefícios de fazermos assim?”
3 – “Não posso fazer nada”
Tem situações em que a gente realmente não consegue enxergar uma resolução clara para um problema principalmente se já estamos a algum tempo quebrando a cabeça para resolver, mas quando respondemos dessa forma parece que não queremos nos esforçar para faze-lo.
Você pode optar por dizer: “Ainda não encontrei uma solução para isso, você pode me ajudar?”
4 – “Ah, mas só vai demorar um minutinho...”
As pessoas têm sua própria organização e planejamento além do que, com raras exceções, praticamente nada leva apenas um minutinho.
Quando interrompemos o trabalho de alguém para resolver uma demanda que está sobre a nossa responsabilidade pode parecer que achamos que o nosso trabalho é mais importante ou urgente do que o da outra.
Você pode optar por dizer: “Preciso de ajuda. Você pode ver se consegue fazer isso agora?”
O mais importante aqui é estar preparado para o não.
5 – “Isso não tem lógica nenhuma” ou “Isso não faz sentido”
Essa expressão além de passar longe de ser interpretada como um “feedback” e insensível e grosseira.
Todos nós estamos sujeitos a erros e acertos e as vezes fazemos coisas sem sentido mesmo mas temos que ter sensibilidade para reconhecer que mesmo que pareça sem sentido as vezes foi feito com carinho e atenção.
Você pode optar por dizer: “Não tenho certeza de que seja a melhor maneira de fazer isso” ou “Pode me explicar porque devemos fazer assim?”
6 – “Você está errado!”
Pode ser exatamente que queremos dizer, mas essa frase não ajuda em nada, é apenas uma crítica negativa que não leva a lugar algum e na maioria das vezes vai soar muito grosseiro.
Você pode optar por dizer: “Eu discordo. (explique o motivo) e peça a opinião da pessoa sobre o seu argumento.
7 – “Eu não tive tempo”
O tempo é muito valioso, o de todo mundo não só o seu.
Se não conseguimos por qualquer motivo entregar uma tarefa no prazo correto temos que explicar o porquê, usar essa frase pode passa a impressão que o seu tempo era precioso demais para ser gasto naquela tarefa ou que você não estava preocupado em realiza-la.
Você pode optar por dizer: “Não consegui terminar a tempo por... (explique o motivo)
8 – “Eu fiz o melhor que pude”
Dizer isso quando o seu “melhor” não foi o suficiente para resolver algum problema pode soar como conformismo ou que você não está muito preocupado com as consequências.
As vezes utilizamos todos os recursos que temos no momento e mesmo assim falhamos em atingir nosso objetivo, isso é ruim, mas ao mesmo tempo se soubermos tirar boas lições do processo, estaremos mais preparados para uma nova situação.
Você pode optar por dizer: “Vou me preparar melhor da próxima vez.”
Tudo isso se resume a uma palavra, comunicação.
Não só no ambiente de trabalho, mas em todas as nossas interações devemos nos comunicar com respeito, gentileza, clareza e principalmente empatia.
Comments