Buscar
  • Grupo Perfect

A terceirização é a melhor opção para a redução de custos.



Muito se fala sobre as vantagens da terceirização de serviços como uma excelente estratégia para as empresas, principalmente quanto à redução de custos que essa prática traz.

A pandemia da COVID-19 trouxe com ela uma séria crise econômica a nível mundial obrigando as empresas a buscarem novos caminhos e soluções para se manterem competitivas e até mesmo para criarem condições de permanecerem atuando no mercado.

A terceirização traz muitos benefícios para as empresas. Maior qualificação das operações, aumento de produtividade, otimização do tempo e sobretudo a redução dos custos gerais.

Mas por que a terceirização gera redução dos custos?


Terceirização

Terceirizar é atribuir uma atividade ou um serviço a um terceiro, ou seja, contratar uma empresa especializada para a execução de uma determinada atividade dentro de uma organização.

Os serviços terceirizados geralmente não tem relação direta com a atividade fim do negócio ou objetivo principal da empresa e tem como objetivo principal permitir que as metas da empresa sejam atingidas de forma mais eficaz.

Mas para se obter sucesso com a terceirização é necessária uma análise criteriosa nos contratos sociais das empresas contratadas, afim de verificar principalmente as cláusulas que indicam os seus objetos sociais para identificar as áreas que são passiveis de terceirização e evitar preocupações futuras.


Cuidados ao terceirizar

A terceirização pode ser feita por qualquer empresa independente do seu tamanho e número de colaboradores.

Em geral, a terceirização é mais procurada por aqueles que não possuem a estrutura ou a expertise operacional para a realização de determinada atividade ou por aquele que querem focar no core business do negócio e, ao mesmo tempo se assegurar que as atividades auxiliares serão executadas com qualidade e melhor custo-benefício.

É preciso realizar uma análise profunda da contratada para evitar problemas futuros.

Solicite certidões negativa referentes a tributos e encargos, faça uma busca para obter referência comerciais e financeiras da terceirizada, verifique as certificações de qualidade e as planilhas de custos abertas para compreender a composição dos valores.

Vale sempre lembrar que empresas que cobram preços muito abaixo do mercado merecem uma atenção mais aprofundada. Não existe mágica. Optar pelo menor preço sem uma análise muito detalhada pode implicar em um grande passivo trabalhista no futuro.


O que pode ser terceirizado

Toda empresa que busca maior agilidade e redução de custo pode e deve terceirizar serviços sendo os mais comuns os de facilities, limpeza, segurança, manutenção, logística etc.

A terceirização de segurança por exemplo é muito comum e se mostrou extremamente eficiente. O setor de segurança privada no Brasil tem um controle rígido pela Polícia Federal que impõe regras severas para a manutenção da licença de atuação pelas empresas que prestam este serviço. Incorporar todas as rotinas burocráticas dentro de uma organização que não é especializada para este fim, seria algo extremamente contraproducente, tornando a terceirização deste setor algo muito comum.


Por que a terceirização reduz custos?

Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é a redução de custos. Ao terceirizar determinados processos, a empresa gasta menos com o desperdício de produtos e o desgaste de máquinas, reduz o custo com demissões e troca de colaboradores e não tem que se preocupar com faltas e férias por exemplo. Além disso o passivo trabalhista é reduzido drasticamente e pode-se prever com maior exatidão os custos mensais que são previstos em contrato.

A empresa terceirizada tem maior conhecimento sobre os processos e que permite maior produtividade, seja com treinamentos específicos ou com a utilização de técnicas e/ou equipamentos corretos.

A empresa contratante não é obrigada a seguir convenções coletivas específicas do setor em que atua ou equiparar benefícios específicos da área administrativa, o que gera uma redução expressiva dos custos.


Otimização do tempo

Com a divisão do trabalho realizada de forma mais fluida, eficiente e com maior qualidade e especialização, há uma melhora considerável no gerenciamento do tempo e os processos complexos passa a ser de responsabilidade da contratada.


Foco no core business

As preocupações com serviços secundários são eliminadas, assim pode voltar toda a dedicação e energia para a atividade fim da empresa, aumentando a eficiência e qualidade.


Crescimento

Com mais qualidade no serviço, otimização do tempo e maior foco no core business a tendência clara é de crescimento.
No cenário atual, a terceirização passou a ser sinônimo de produtividade e qualidade, se tornando uma prática cada vez mais comum entre as empresas que buscam reduzir os custos operacionais e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de sua atividade fim.

A terceirização de serviços gera mais tranquilidade para as empresas e os clientes garantindo uma mão de obra mais qualificada e especializada.

O Grupo Perfect atua no mercado de segurança e facilities a 29 anos, sempre com qualidade, transparência e ética profissional.

Converse agora mesmo com um especialista. Estamos prontos para elaborar a solução ideal para o seu negócio.

www.grupoperfect.com.br.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo