Terceirização de Segurança: o que toda empresa precisa saber

A segurança de um empreendimento é um fator crucial para o seu correto funcionamento. Sem ela, os colaboradores não têm tranquilidade para exercerem suas funções e atividades.

Como consequência, os objetivos estipulados em um planejamento empresarial não são alcançados, os custos tendem a aumentar e os prazos são deixados de lado.

Em meio a esse cenário, um gerente precisa tomar todas as medidas possíveis para garantir a proteção de sua gestão. A terceirização de segurança surge como uma resposta para essa situação e vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.

O nosso post de hoje tira todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Então, preste muita atenção em sua leitura e aproveite!

Qual é a importância da segurança empresarial?

Infelizmente, a escalada da violência nos grandes centros urbanos — e até mesmo em regiões rurais — tem tirado o sono de muitos gerentes empresariais. É responsabilidade desses profissionais prezar pela segurança dos funcionários, mercadorias e produtos.

A pressão por resultados positivos e a busca pelo cumprimento dos prazos fazem com que muitos deles não deem a devida atenção a esse assunto, trazendo péssimas consequências para seus empreendimentos.

Trabalhadores inseguros não apresentam boa performance em suas rotinas de trabalho e não se adaptam às necessidades do empreendimento. Ademais, o roubo ou a danificação de materiais fundamentais para o funcionamento do negócio trazem prejuízos enormes para a corporação e, por isso, devem ser evitados.

Nesse contexto, a terceirização de segurança pode resolver todos esses problemas com facilidade e eficiência.

Com uma prestação de serviço de qualidade, e antenada com as necessidades do mercado, uma empresa terceirizada oferece as soluções de que a sua gestão tanto necessita.

Quais são os benefícios da terceirização de segurança?

Agora que você já sabe sobre a importância da segurança patrimonial, veja como a terceirização desse serviço pode ajudar o seu empreendimento a crescer e prosperar. Listamos abaixo alguns dos maiores benefícios da contratação de uma empresa de facilities:

Otimização do tempo de produção

A rotina de trabalho de um gerente é muito corrida e exigente. Esse profissional precisa executar várias funções, como: analisar relatórios, negociar com fornecedores e escolher as melhores estratégias para a sua gestão.

Ao terceirizar a segurança, é possível eliminar o tempo gasto na contratação e na capacitação de uma nova equipe essa função é delegada à empresa contratada. Dessa forma, a empresa pode focar o tempo nas obrigações mais importantes da rotina empresarial, aumentando assim a produtividade.

Redução de custos

A redução de despesas é algo que todo empreendedor deseja alcançar em sua gestão. Entretanto, poucos sabem realizá-la corretamente.

A terceirização de segurança faz com que a folha de pagamento de um negócio seja desonerada, pois, dessa maneira, os custos operacionais e trabalhistas da atividade não fazem parte de suas responsabilidades.

Portanto, sobram mais recursos para investir em outras áreas ou para a compra de novos equipamentos e para o aumento da reserva de emergência, por exemplo.

Soluções eficientes

Garantir a segurança de um empreendimento não significa distribuir aleatoriamente vigilantes pelo ambiente de trabalho. Para obter bons resultados, é necessário analisar todos os fatores e parâmetros envolvidos, a fim de criar soluções voltadas à proteção de todos.

Com a terceirização de segurança, a gestão conta com uma equipe bem preparada, experiente e que detém um amplo conhecimento sobre essa área de atuação.

Dessa maneira, facilita-se a criação de respostas eficientes para os problemas apresentados graças ao uso de técnicas e estratégias modernas que visam a obtenção dos resultados desejados.

O que você deve exigir ao contratar esse serviço?

Antes de fechar o contrato, é preciso conhecer as garantias que a empresa de facilities oferece aos seus trabalhadores. Caso isso não aconteça, problemas judiciais podem onerar a contratante e prejudicar a qualidade dos serviços.

Veja abaixo algumas precauções que você deve tomar:

Capacitação profissional

Quando se fala em empresas de segurança terceirizadas, espera-se que seus colaboradores estejam preparados da melhor maneira possível e que utilizem as técnicas mais modernas em suas atividades. Desse modo, um gerente precisa contratar um parceiro que promove uma constante capacitação de seus colaboradores.

Novas tecnologias surgem a todo momento. Por isso, é necessário acompanhar essa evolução e utilizar as ferramentas mais apropriadas à sua gestão.

Além disso, lembre-se de escolher uma empresa que foca o treinamento no lado pessoal e humano de sua equipe de trabalho.

Um profissional de segurança é responsável pela proteção patrimonial, mas ele também deve saber lidar com as pessoas e resolver situações críticas com eficiência e assertividade, sempre levando em consideração o caráter humano das relações.

Comprovante de pagamentos

A terceirização da segurança empresarial passa a responsabilidade do pagamento de salários e outros valores ao parceiro contratado.

Portanto, você deve acompanhar de perto todos os lançamentos e ter certeza de que os funcionários terceirizados estão recebendo seus pagamentos corretamente e em dia.

Tenha em mente que, caso ocorra algum problema judicial, é necessário provar que a sua gestão fez o possível para fiscalizar e cobrar, da contratada, o devido pagamento da remuneração.

Não se esqueça também de buscar informações no Departamento de Polícia Federal, para confirmar se a empresa em questão está qualificada e possui todos os certificados exigidos por lei para exercer a função de segurança principalmente no caso de vigilância armada.

Adicional de periculosidade

Segundo a norma regulamentadora NR-16 – Atividade e Operações Perigosas, quando houver a prestação de atividades em condições de periculosidade ou de violência física, é preciso pagar um adicional de periculosidade de 30%, incidente sobre o salário do colaborador.

Como a segurança se enquadra nessa categoria, é necessário respeitar a lei e segui-la rigorosamente.

Por isso, é necessário garantir que a empresa de segurança terceirizada inclui o pagamento desse adicional em sua planilha de custos.

A terceirização de segurança é algo que pode trazer inúmeros benefícios para seu empreendimento, desde que feita de maneira correta por uma empresa idônea e experiente na gestão de facilities.

Faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa de terceirização que atenda às suas expectativas, sem se esquecer das exigências normativas.

Compartilhe

deixe seu comentário

Nome*
COMENTÁRIO*
Enviar Mensagem